quinta-feira, 31 de março de 2011

Orientações Didáticas de crianças (zero a três anos)


- Imagem –
 Em que a criança começa a reconhecer a sua imagem e as    características físicas que integram a sua pessoa.
- Segurança –
    É recomendável orientar as crianças a usarem objetos de forma segura, sobre os cuidados que se deve ter e sua finalidade. E alguns objetos devem ser usados sob a supervisão de adultos e adequados ao tamanho da criança.
- Integração –
Deve-se criar oportunidades de integração, observando-se o espaço, local em que será acomodada e objetos à disposição que deverá ser atraente e em quantidade suficiente.
- Faz-de-conta –
      Cabe ao professor propiciar situações para que as crianças imitem ações que representam diferentes pessoas, personagens ou animais reproduzindo os ambientes; que devem favorecer a essa intervenção.

Maria Arlete Dias Bezerra
Turma 02 do curso de Pedagogia

quarta-feira, 30 de março de 2011

Orientações Didáticas de crianças (zero a três anos)

    No âmbito Formação Pessoal e Social traz algumas orientações didáticas aos professores para crianças de zero a três anos. Em que professores devem criar situações ou atividades que propiciem o desenvolvimento dos eixos identidade e autonomias das crianças. Dentre elas está:

- Cuidados –
O professor deve incentivar as crianças a participar das atividades a medida que vão crescendo; favorecendo sua independência. Exigindo dela com afeto e convicção aquilo que ela tem condição de fazer.

Maria Arlete Dias Bezerra
Aluna do Curso de Pedagogia - Turma 2

sábado, 26 de março de 2011

Reflexão sobre o a Formação pessoal e Social

REFLEXÃO SOBRE : FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL – TEMA DO BLOG:

Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:
Na formação pessoal e social da criança é importante lhe dar a atenção devida, tratá-la com carinho de forma que ela se sinta amada, considerando ela gente, tratando de forma que ela se sinta segura, contribuindo com uma boa educação para uma boa formação.
No desenvolvimento da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos da socialização. Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e adultos, contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de se próprias.





Aluna: Eunice Maria Lima- Turma: 1 - Curso: Pedagogia – Pólo: Pesqueira

TRABALHO SOBRE O REFERECIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

TRABALHO SOBRE O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
VOLUME l
1-SUAS FUNÇÕES E CARACTERÍSTICAS:
Sua função é contribuir com as políticas e programas de educação infantil, socializando informações, discussões e pesquisas, subsidiando o trabalho educativo de técnicos, professores e demais profissionais da educação infantil e apoiando os sistemas de ensino estaduais e municipais.
Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas nos seguintes princípios:
 O respeito a dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais étnicas, religiosas etc.;
 O direito das crianças a brincar como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
 O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas a expressão, à comunicação,à interação social, ao pensamento, à ética e à estética;
 A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma;
 O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.

SOBRE O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o ‘’ não brincar ‘’. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano de imaginação isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso haver consciência de diferença existente entre a brincadeira e a realidade imediata que lhe forneceu conteúdo para realizar-se.
No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparenta ser. Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que estão brincando.
O principal indicador da brincadeira entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam. Ao adotar outros papéis na brincadeira, as crianças agem frente a realidade de maneira não- literal,transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e características do papel assumido, utilizando-se de objetos e substitutos.
A brincadeira favorece o auto-estima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa.
Nas brincadeiras as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais brinca. Por exemplo, para assumir um determinado papel numa brincadeira, a criança deve conhecer alguma de suas características.

PERFIL PROFISSIONAL
O trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. Ser polivalente significa que ao professor cabe trabalhar com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas de conhecimento. Esse caráter polivalente demanda, por sua vez ,uma formação bastante ampla do profissional que deve tornar-se, ele também, um aprendiz, refletindo constantemente sobre sua prática , debatendo com seus pares, dialogando com as famílias e a comunidade e buscando informações necessárias para o trabalho que desenvolve. São instrumentos essenciais para a reflexão sobre a prática direta com as crianças a observação, o registro, o planejamento e a avaliação.

Aluna: Eunice Maria Lima
Turma: 1
Curso: Pedagogia
Pólo: Pesqueira

quinta-feira, 24 de março de 2011

Visita as salas de educação infantil



Aluna: Ana Patrícia Galindo Macena Alves Junior
Curso: Pedagogia
Pólo: Pesqueira turma1

Visitei na terça, dia 22 de março duas escolas onde moro.
Passei parte da tarde em uma e o resto da tarde na outra, em ambas fiquei no grupo 4,logo de início conversei com as coordenadoras da escola, disse que estava fazendo um trabalho para a faculdade e perguntei dos RCNEI para a educação infantil, ambas disseram conhecer o material, mas não ter acesso ao mesmo. Na 1ª escola visitada acompanhei a entrada, família e escola juntas, todos fardados,as tarefinhas de casa respondidas, muita música e na hora do lanche eles mesmos lavam suas mãos no banheiro da sala, com sabonete e toalha individual, o interessante foi a partilha do lanche, eles arrumam na sala uma mesa coletiva e se servem, cada um com o que quer.Deixei as crianças no lanche e fui para a outra escola.
Chegando os encontrei no recreio, alguns ainda comiam banana com mel no refeitório, todos juntos, crianças pequenas e grandes misturadas, um barulho assustador. No recreio muito choro, briga, crianças sem fardamento e foi notado também a falta de limpeza na roupa e nos cabelos.De volta a sala foi realizada uma brincadeira coletiva com jogos de montar, sendo percebido que nem todos brincaram, primeiro eram poucos jogos para muitos alunos, os mais tímidos ficaram num cantinho, enquanto dois dormiam em um único colchonete no canto da sala, quando me despedi antes da aula acabar a maioria veio correndo me abraçar.De acordo com os referenciais foi percebido em uma das escolas: família integrada na escola, música com significado e não para passar tempo, crianças usando a limpeza das mãos como parte da rotina e lanche servido num ambiente próprio. Na outra escola crianças pequenas e grandes lanchando em um único espaço com barulho,nenhuma preocupação com a limpeza das mãos e brincadeiras sem significado, só para passar tempo, sem a intervenção necessária do professor.

RCNEI, documento de qualidade




Aluna: Ana Patrícia Galindo Macena Alves Junior
curso: Pedagogia Pólo: Pesqueira turma 1

A natureza das crianças é algo que sempre me chamou atenção, a forma como os pequenos são desprovidos de todo e qualquer tipo da miséria do humano adulto.
Neste momento são 1h da manhã, acabo de vir do quarto da minha filha de 03 anos, em meio a uma crise de tosse alérgica e enquanto me preocupo como fazê-la ficar curada, a quanto tempo ja dura este problema, ela me olha e diz: "Boa noite mamãe, até amanhã se Deus quiser", isso me derruba, como nós adultos somos fracos e como eles os pequenos, são fortes. Eles só veem a beleza da água na tempestade e nós adultos o estrago que ela causa.
Aproveito esse estado da vida humana na busca do desenvolvimento integral da criança, visando sua formação pessoal e social dentro da educação básica acredito ser o pontapé inicial, melhor dizendo, o pontapé fundamental para um mundo melhor, rico de perfeição e qualidade, se for de fato, de maneira clara e plena imbuido nas nossas crianças condições necessárias para o exercício da cidadania teremos um amanhã formado pór brasileiros de carater, iremos viver um céu aqui na terra.
Os RCNEI são páginas escritas reunidas em um documento riquissimo que precisaria tornar-se um livro onde todos os profissionais da educação Infantil tivessem acesso rápido e seguro. É uma falha enorme as nossas escolas não possuirem este material, pior são os muitos profissionais do magistério que ao menos já ouviram falar sobre este rico conteúdo.

sexta-feira, 11 de março de 2011

BEM -VINDOS

Olá turma EAD- Pesqueira!

É um imenso prazer estarmos aqui neste espaço virtual, no qual vocês serão o editor, o webdesigner... Enfim, este é um espaço do Grupo para reflexões, opiniões de uma maneira prática e criativa. Mãos a Obra! Compartilhem, criem enquetes, postem seus relatórios. Convidem os internautas a darem as suas contribuições para esta temática tão importante para a Educação Infantil.

Um abraço e bom trabalho!
Profª Ana Paula Andrade.